Home CONTACTOS EORNA LINKS LOJA

Pesquisa

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

PND 2018

DIA EUROPEU DO ENFERMEIRO PERIOPERATÓRIO


15 FEVEREIRO 2018

 

O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório é celebrado em toda a Europa com o objectivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros que cuidam em ambiente perioperatório, além de sensibilizar a sociedade para os riscos de uma cirurgia e envolver as pessoas na sua própria segurança.

 

O enfermeiro perioperatório é o profissional de saúde com conhecimentos e competências específicas para cuidar a pessoa no bloco operatório, mantendo a sua estabilidade, segurança e bem-estar, antes, durante e após a cirurgia.

 

A AESOP, Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses, pretende alertar para a necessidade de envolver toda a equipa de saúde perioperatória e as organizações, num processo de comunicação que permita estabelecer estratégias seguras para a pessoa e profissionais, bem como, a efectividade de todo o cuidado perioperatório.

 

Em 2018, a European Operating Room Nurses Association (EORNA) focou o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, no tema: “Perioperative nurse: Professionalism; Responsability; Humanity”.

 

A AESOP encoraja cada enfermeiro perioperatório a criar e manter um ambiente seguro para o doente cirúrgico na Prevenção e Controlo da Hipotermia Perioperatória Inadvertida, que afeta cerca de 60 a 90% dos doentes cirúrgicos.

 

Segundo a DGS, “cada ILC é responsável por 7 – 11 dias adicionais de internamento, por um aumento de risco de morte em 2 a 11 vezes” e estima-se que “60% das Infeções do Local Cirúrgico (ILC) sejam evitáveis pelo uso de normas baseadas em evidência e de “feixes de intervenções.” A prevenção da hipotermia perioperatória está associada a melhores resultados em saúde, nomeadamente à prevenção da ILC.

 

A AESOP publicou este ano a Prática Recomendada “Prevenção e Controlo da Hipotermia Perioperatória Inadvertida” e promove, agora, em colaboração com as direções das organizações hospitalares nacionais (Hospitais, Centros Hospitalares, Unidades Locais de Saúde), com os enfermeiros perioperatórios e os Grupos de Coordenação Local PPCIRA, auditorias à aplicação da prática recomendada nos blocos operatórios nacionais.

 

Esta iniciativa que tem como principais objetivos a divulgação das boas práticas nesta área, a promoção de auditorias internas e a implementação de medidas de melhoria que conduzam ao aumento de doentes com normotermia ao longo de todo o período perioperatório, teve uma grande adesão e conta já com mais de 500 auditorias.

 

No dia 15 de Fevereiro serão apresentados, nos blocos operatórios aderentes, os resultados e planos de melhoria. Serão, ainda, divulgadas fotografias de equipa com mensagens de adesão às boas práticas para #PND2018, #AESOP e #HipotermiaPerioperatoria. Desta forma, a AESOP, convida todos os enfermeiros perioperatórios Portugueses a reconhecer este risco, implementando e divulgando práticas seguras, baseadas nas recomendações e na evidência.

 

Participe e esteja atento, siga a AESOP nestes dias!

Ficheiros Anexos

Template
ODP | 146.36 KBytes
EPND 2018
PDF | 233.15 KBytes
Voltar Imprimir O seu email n�o � valido
2011 © AESOP - Todos os direitos reservados  |  Powered by Leading
Última actualização em 2018-05-08