Home CONTACTOS EORNA LINKS LOJA

Pesquisa

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

AESOP 20 anos de história

A AESOP nasceu pela mão das enfermeiras Luísa Canto e Castro, na altura do Hospital de St. Maria, Joana Araújo Simões, também de St. Maria e Maria José Dias Pinheiro do Hospital Dr. José de Almeida em Carcavelos que viam com preocupação a falta de formação existente na área do bloco operatório.

Sentíamos, na altura que a falta de formação conduzia a uma enfermagem muito pouco autónoma, com saberes passados por tradição oral, sem qualquer tipo de fundamentação.

Motivadas pela existência de Associações congéneres em países europeus decidiram formar uma Associação cuja principal missão fosse a melhoria da qualidade dos cuidados no bloco operatório conseguida através da formação contínua dos enfermeiros e de uma prática de cuidados baseada na evidência.

Em Maio de 1985 formámos um grupo de trabalho do qual faziam parte além de nós três as Enfermeiras Palhoto, Azevedo Carvalho e Prista Lucas do IPO, Oliveira Bastos do Hospital Dr. José de Almeida e Melo e Freitas e Pereira Alves do Hospital de St. Cruz.

Elaboramos uns Estatutos, escolhemos um logótipo e escrevemos uma “carta aberta às Enfermeiras de Sala de Operações” publicada na Revista Servir (vol.33, n.º5. 1985 Set. /Out.).

Enviámos essa mesma carta a vários hospitais do país, questionando também sobre a necessidade de formação específica na área de Bloco Operatório e na vantagem da criação de uma Associação Profissional.
Como os resultados das questões enunciadas iam de encontro aos nossos objectivos, realizámos a escritura da criação da AESOP a 10 de Fevereiro de 1986, no 4º Cartório Notarial de Lisboa que foram posteriormente publicados no D.R. 67 III Série de 2 de Maio de 1986.

Elaborámos uma lista para os Corpos Sociais e convocámos a primeira Assembleia Geral para o dia 10 de Maio de 1986, a realizar-se no IPO de Lisboa.

A constituição dos primeiros órgãos sociais da AESOP era:

Assembleia Geral:
Presidente: Maria José Dias Pinheiro
1ª Secretária: Maria Fernanda Pereira Alves
2ª Secretária: Ana Henriqueta Canela

Direção Nacional:
Presidente: Luísa Canto e Castro
Vice presidente: Joana Araújo Simões
Secretária: Rosário Lima Torres
Tesoureira: Ana Maria Azevedo Carvalho
1ª Vogal: Mercedes Bilbao
2ª Vogal: Maria Júlia Palhoto
3ª Vogal: Amélia Valadas
Conselho Fiscal e de Disciplina
Maria Teresa Prista Lucas
Ana Isabel Monteiro e Brito

Convictas, empreendedoras e motivadas, iniciámos este percurso em várias frentes com Congressos e Jornadas, com formação para os enfermeiros perioperatórios nos respectivos blocos operatórios e fazendo formação nalgumas Escolas Superiores de Enfermagem.

Assim, durante estes vinte anos de existência:

• Realizamos XIII Congressos Nacionais;

• Colaborámos com os Enfermeiros dos Blocos Operatórios dos Hospitais da Universidade de Coimbra, de Santarém, S. Marcos em Braga, Figueira da Foz, St. António no Porto, Évora na Organização de Jornadas de formação;

• Colaboramos com os Departamentos de Formação Permanente dos Hospitais S. José, Curry Cabral, CUF Infante Santo e S. Bernardo em Setúbal em actividades de formação cuja duração variou entre as 7 e as 120 horas;

• Realizamos actividades de formação “Bê-à-Bá” para enfermeiros perioperatórios no IPO de Lisboa e Hospitais José de Almeida, Carcavelos, Alcobaça. Chaves, IPO Porto, S. Paio de Oleiros, Guarda, Faro, Torres Vedras, Hospitais da Universidade de Coimbra, Marinha em Lisboa, Elvas.

• Participámos como prelectoras em Congressos das seguintes Associações Europeias: Inglesa, Italiana; Francesa; Espanhola.

• Organizámos actividades de formação para enfermeiros perioperatórios em colaboração com as Sociedades Portuguesa de Ortopedia; de Urologia, de Cirurgia da Coluna Vertebral; Cirurgia Endoscópica e de Cirurgia do Ambulatório.

• Organizamos com as Escolas Superiores de Enfermagem S. Vicente de Paulo e Imaculada Conceição cursos de formação para enfermeiros perioperatórios de 315 horas.

• Organizamos com a Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo uma pós graduação em Enfermagem Perioperatória de 900 horas que não se chegou a realizar por falta de candidatos.

• Porque consideramos parceiros nos cuidados de saúde as Empresas que comercializam dispositivos médicos fizemos formação às seguintes Companhias: Johnson & Johnson e Striker;

• Colaborámos com a Sociedade Europeia de Esterilização numa formação sobre “Tratamento de dispositivos médicos”;

• Colaborámos com as Empresas Johnson & Johnson, 3M, Molnlycke, B. Braun, Stratec Medical, na formação contínua de enfermeiros.

• Organizamos workshops sobre “Avaliação do Desempenho”, em Lisboa, Porto e Coimbra com a duração de 7 horas.

• Organizamos dois workshops, com a duração de 7 horas cada, para enfermeiros chefes de bloco operatório, em Lisboa, subordinados aos temas “Avaliação do Desempenho” e “Gestão de conflitos”;

• Realizamos três workshops, com a duração de 14 horas cada, sobre “Qualidade e Bloco Operatório”

• Participámos num Grupo de Trabalho da Secretaria de Estado do Planeamento da Saúde sobre “Riscos no Bloco Operatório”;

• Colaboramos de forma sistemática no Grupo de Trabalho GT 87 com assento na APORMED (Associação Portuguesa da Industria e ou Comercio de Produtos Irrecuperáveis de Uso Clínico não Farmacêutico) dando pareceres sobre Normas Europeias sobre dispositivos médicos e colaborando na respectiva tradução.

• Colaborámos com o Bloco Operatório do Hospital de S. Marcos, em Braga, no processo de Melhoria Contínua da Qualidade, tendo em vista a Certificação do referido Bloco Operatório. Este trabalho teve início em 1999 e terminou em 2001.


Trabalhamos com todas as organizações profissionais de Enfermagem em assuntos relativos à formação dos enfermeiros e ao exercício da profissão, e deles demos pareceres e apresentámos propostas.

Colaborámos com o Ministério da Saúde na implementação da Cirurgia do Ambulatório, em estudos sobre Modernização dos Blocos Operatórios e demos pareceres sobre organização e gestão de Bloco Operatório e enfermagem perioperatória sempre que nos foi solicitado.

Para participarmos e discutirmos as nossas opiniões na Europa fomos participar nas reuniões das Associações Europeias, na EORNA, à qual dedicámos muito esforço e com a qual aprendemos bastante.

Conscientes que a segurança dos doentes passa pela execução de procedimentos correctos, com bases científicas elaborámos as Práticas Recomendadas para o Bloco Operatório.

Publicamos uma revista técnico científica e este ano vai ser publicado o primeiro livro Português sobre enfermagem perioperatória.

Conduzi com muito orgulho os destinos da AESOP durante dezasseis anos.
Foi um trabalho muito árduo, mas foi um trabalho de equipa.
Só com a dedicação, o esforço, a coragem, o estudo, o saber, o empenhamento e a abnegação daqueles com quem tive o privilégio de trabalhar foi possível chegar tão longe.
Foi um trabalho muito exigente, com discussões muito saudáveis, com muitas arrelias, mas com uma vontade muito grande de mudança.

Não temos dúvidas que se os cuidados de enfermagem, no bloco operatório, são melhores, se a segurança do doente aumentou, a AESOP têm aí muita responsabilidade.

São vinte anos de caminhada.
Foi um esforço individual e colectivo que nos conduziu àquilo que hoje somos, uma Associação reconhecida a nível nacional e internacional, com padrões de qualidade de cuidados bem definidos através de práticas recomendadas, com competências profissionais descritas e já por vezes monitorizadas.

A nossa grande mágoa continua a ser o não reconhecimento da necessidade de mais horas de formação na área do perioperatório, nos cursos de licenciatura, e formação especializada, tanto pelas Organizações profissionais de Enfermagem como pelas Escolas que tutelam o ensino de enfermagem.

Os enfermeiros perioperatórios estão ávidos de mais conhecimentos, de alargar as suas competências e de ver o seu trabalho mais reconhecido.

É pelos enfermeiros e sobretudo pelos doentes que dependem dos nossos cuidados que cada vez mais a AESOP tem razão de ser.

Voltar Imprimir O seu email n�o � valido
2011 © AESOP - Todos os direitos reservados  |  Powered by Leading
Última actualização em 2017-08-25